Ô trem bão, vamo falar da função ISFILTERED no Power BI, uai! Essa função aqui é igual quando cê tá querendo saber se a vizinha tá de olho no seu cafezinho ou se ela tá só espiando pela janela. Sabe aquela coisa de conferir se tem alguém mexendo com as coisas ali na sua visualização? Pois é, o ISFILTERED faz justamente isso: ele verifica se uma coluna ou uma tabela tá filtrada ou não. Tipo um fiscal de filtro, sô! Se tá filtrado, ele dá “true”, se não, dá “false”. Bora ver uns exemplos que eu separei pra nóis, que só explicando mesmo fica parecendo difícil, mas na prática é mais mole que broa de fubá quentinha.

Exemplo 1:

ISFILTERED(‘Vendas’[Produto])

Aqui, meu filho, nóis tá perguntando se a coluna “Produto” da tabela “Vendas” tá filtrada. Se alguém mexeu e escolheu um produto específico lá na visualização, o ISFILTERED vai dar “true”, dizendo: “Ôpa, tem filtro aqui!”.

Exemplo 2:

ISFILTERED(‘Clientes’[Região])

Nesse caso, cê tá querendo saber se alguém já futricou a coluna “Região” dos clientes. Se selecionaram, por exemplo, só a região de Minas Gerais, ele vai dar “true”. Agora, se não mexeram em nada, vai sair um “false”, tipo quando ninguém tocou na sua pamonha.

Exemplo 3:

IF(ISFILTERED(‘Vendas’[Data]), “Data filtrada”, “Data sem filtro”)

Aqui a coisa já tá mais chique! Dependendo se a coluna de “Data” foi filtrada ou não, ele vai te devolver uma frase simpática. Se tá filtrado, ele devolve “Data filtrada”. Se não, “Data sem filtro”. Igual aquela tia que fala: “Cê mexeu no meu pão de queijo ou tá tudo intocado?”

Exemplo 4:

IF(ISFILTERED(‘Produtos’[Categoria]), “Categoria escolhida”, “Nenhuma categoria escolhida”)

Nesse exemplo, nóis tá verificando se tem alguém espiando a coluna de “Categoria” dos produtos. Se a pessoa escolheu uma categoria específica, a fórmula devolve “Categoria escolhida”. Se ninguém mexeu, vai sair “Nenhuma categoria escolhida”. Igual abrir a geladeira e ver que ninguém pegou seu doce!

Exemplo 5:

CALCULATE(SUM(‘Vendas’[Valor]), ISFILTERED(‘Vendas’[Cliente]))

Aqui, a função ISFILTERED tá sendo usada dentro de um CALCULATE. Se a coluna “Cliente” estiver filtrada, ele vai somar só os valores relacionados àquele cliente específico. Igual quando cê pede fiado no bar do Zé e ele já soma só o seu, porque sabe que cê tá devendo!

Exemplo 6:

IF(ISFILTERED(‘Vendas’[Loja]), “Tá focado na loja!”, “Nenhuma loja filtrada”)

Esse é como se fosse um radar pra saber se a loja foi filtrada. Se tiver, ele diz: “Tá focado na loja!”. Se não tiver, é tipo quando cê tá no meio da feira e não sabe em qual barraca ir ainda: “Nenhuma loja filtrada”.

Exemplo 7:

SWITCH(TRUE(), ISFILTERED(‘Produtos’[Marca]), “Marca filtrada”, “Sem marca filtrada”)

Esse aqui usa o SWITCH pra variar o resultado, baseado na verificação da função ISFILTERED. Se a marca foi filtrada, ele manda um “Marca filtrada”. Se ninguém mexeu ali, solta um “Sem marca filtrada”. Como se fosse aquela indecisão se cê vai de queijo ou de goiabada no seu Romeu e Julieta.

Exemplo 8:

IF(ISFILTERED(‘Funcionários’[Departamento]), “Departamento escolhido”, “Mostrando todos os departamentos”)

Aqui, nóis tá olhando pro “Departamento” dos funcionários. Se a pessoa escolheu um departamento específico, ele vai mostrar “Departamento escolhido”. Se não, ele exibe “Mostrando todos os departamentos”. É tipo quando cê chega na cozinha e descobre que o pão tá “aberto pra todo mundo”.

Exemplo 9:

IF(ISFILTERED(‘Vendas’[Produto]) && ISFILTERED(‘Vendas’[Região]), “Produto e Região filtrados”, “Não filtrado”)

Agora, nóis tá ficando mais exigente! Aqui nóis quer saber se tanto a coluna de produto quanto a de região foram filtradas. Se as duas foram mexidas, ele devolve “Produto e Região filtrados”. Se não, vai dar “Não filtrado”, tipo quando cê espera a mistura e ela nem foi feita ainda.

Exemplo 10:

IF(ISFILTERED(ALLSELECTED(‘Vendas’[Cliente])), “Cliente com filtro avançado”, “Sem filtro avançado”)

Pra fechar com chave de ouro, esse é um exemplo que usa o ALLSELECTED junto com o ISFILTERED. Aí, se tem algum filtro mais complexo na coluna “Cliente”, ele vai dizer “Cliente com filtro avançado”. Se não, ele devolve “Sem filtro avançado”. Igual aquela vez que cê tenta fazer uma receita difícil e ninguém entende o que cê tá fazendo.


E é isso, sô! Com o ISFILTERED, cê vai sempre saber quem tá filtrando o quê no seu Power BI, igual quando cê sabe quem foi que comeu o último pedaço de bolo na festa sem perguntar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *