Ô trem bão, vamo falar hoje da função TOPN no Power BI, uai! Essa função é igual aquele pessoal que chega primeiro na fila do pão: ela só te traz os primeiros da lista, os mais importantes, os que estão no topo, sô! Ela filtra uma tabela e te mostra o “creme de la creme”, ou seja, os melhores, de acordo com um critério que você definir. Bora lá ver uns exemplos com muito humor mineirês pra cabecinha dar aquela clareada!

Como Funciona?

O TOPN é assim: você passa quantos primeiros itens quer (igual pedir no balcão da padaria: “quero cinco pãozinhos!”), depois fala qual tabela ou coluna, e ainda pode escolher o critério que vai ordenar a bagaça (como se dissesse: “Me dá os cinco mais quentinhos, hein!”). A cereja do bolo é que dá pra combinar com outras funções e fazer coisa fina. Vamo ver como isso funciona?

1. Pegar os 3 melhores vendedores (Igual escolher os melhores queijos na feira!)

TOPN(3, Vendedores, [Total Vendas], DESC)

Aqui você tá pedindo os 3 melhores vendedores com base no total de vendas, igual você escolhe os melhores queijos na feira. Só os caboclos que vendem mais vão aparecer!

2. Os 5 produtos mais vendidos (Só coisa boa!)

TOPN(5, Produtos, [Quantidade Vendida], DESC)

Aqui a ideia é pegar os 5 produtos que mais venderam. Tipo aquela banca de pastel que você sabe que os melhores sabores vendem rapidinho. Só os campeões!

3. Pegar os 2 meses com maior faturamento (É mês bão ou não é, sô?)

TOPN(2, Meses, [Faturamento], DESC)

Esse aqui tá perguntando: “Ô, quais os dois meses em que eu mais vendi?” Igual lembrar dos meses que a lavoura deu mais café.

4. Selecionar os 10 maiores clientes (Os ‘parceiros’ do seu negócio!)

TOPN(10, Clientes, [Valor Comprado], DESC)

Aqui você tá listando os 10 clientes que gastam mais no seu buteco (ops, no seu negócio!). Aqueles que vêm todo dia e pedem sempre a coxinha e a breja mais gelada!

5. Filtrar os 3 piores resultados (Eita trem…)

TOPN(3, Resultados, [Pontuação], ASC)

Aqui o trem é diferente! Você tá filtrando os 3 piores resultados, os ‘derradeiros’. É igual quando você olha os três piores times da tabela do campeonato mineiro e pensa: “Esses aí tão passando aperto!”

6. Pegar o primeiro valor de uma lista (Só pra garantir!)

TOPN(1, Vendas, [Data], ASC)

Com esse aqui, você quer só o primeiro valor, igual o primeiro cafezinho que você toma na manhã. Tá pegando o mais antigo de uma lista de vendas.

7. Pegar as 5 melhores datas de entrega (Quem entrega rapidinho merece destaque!)

TOPN(5, Entregas, [Tempo de Entrega], ASC)

Nesse caso, você quer as entregas mais rápidas, igual pedir um pão de queijo quentinho e ele sair na hora! As 5 melhores datas de entrega tão aqui.

8. Pegar os 4 piores funcionários em desempenho (Nem todo mundo tem dia bom, né?)

TOPN(4, Funcionários, [Desempenho], ASC)

Aqui você vai pegar aqueles quatro que tão precisando de um cafezinho mais forte pra melhorar o desempenho. Pode dar uma conversada com eles, uai!

9. Top 5 produtos mais caros (Igual aquele que você só compra no Natal!)

TOPN(5, Produtos, [Preço], DESC)

Com essa função, você tá de olho nos 5 produtos mais caros, aqueles que você pensa duas vezes antes de comprar, igual o pernil que só sai na mesa de fim de ano.

10. Pegar os 3 menores salários (Vixe, precisa melhorar, né?)

TOPN(3, Funcionários, [Salário], ASC)

Aqui você tá pegando os três menores salários, igual aquele dia em que você olha a conta no fim do mês e pensa: “Sô, como que isso acabou tão rápido?”

Conclusão

O TOPN no Power BI é um baita ajudante na hora de pegar os primeiros lugares da fila, seja pra ver os melhores ou os piores, seja pra olhar as vendas ou o desempenho dos funcionários. É igual chegar na frente do fogão de lenha e garantir a primeira fornada de pão de queijo! Com ele, sua análise fica tinindo e você filtra só o que interessa, igual um bom mineiro escolhe só as melhores partes do frango no domingo.

Viu só como é fácil, uai?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *