Ô trem bão, sô! Vamos falar da função WINDOW no Power BI. Primeiro, já aviso: não tem nada a ver com a janela que você abre pra dar uma arejada na casa, viu? Aqui o negócio é mais técnico, mas vou explicar de um jeito que até sua vó que faz pão de queijo entende!

A função WINDOW é usada quando você quer pegar um pedaço de dados, um “trecho” de uma tabela, igualzinho quando cê corta só o pedaço mais crocante da lasanha. Com ela, você pode criar uma “janela” de linhas que vai de um ponto até outro, fazendo umas contas ou só espiando os dados dentro desse espaço. Tipo um espião de janela mesmo, mas sem a fofoca do vizinho.

Agora, bora pra uns exemplos pra essa coisa ficar mais fácil que andar descalço na roça!

Exemplo 1: Tirando a média das vendas nos últimos 5 dias

Vamos supor que cê tá analisando as vendas diárias da sua padaria e quer saber a média dos últimos 5 dias. Com a função WINDOW, você diz assim: “Ô Power BI, pega pra mim os dados de 5 dias pra trás até o dia de hoje”. Ele vai lá, faz as contas e te entrega a média certinha, mais rápido que fazer pão de queijo!

AVERAGEX(WINDOW(-5, 0, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 2: Calculando a soma das vendas dos próximos 3 meses

Agora, digamos que você quer saber quanto vai vender nos próximos 3 meses (otimista, né?). Com o WINDOW, você manda o Power BI calcular a soma das vendas que estão 3 meses pra frente. Aí você já pode até fazer um churrasco pra comemorar as vendas futuras!

SUMX(WINDOW(1, 3, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 3: Pegando o top 10 de vendas

Tá querendo ver os 10 melhores dias de vendas? Fácil! Você usa a função WINDOW pra pegar só esse top 10, como quem escolhe os melhores docinhos na festa.

TOPN(10, WINDOW(0, 9, ALL('Vendas'[Valor])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 4: Ver as vendas de hoje e ontem

Quer saber como foi a venda ontem e comparar com hoje? É só criar uma janela do dia de ontem até o dia de hoje. Moleza, sô!

SUMX(WINDOW(-1, 0, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 5: Comparando os últimos 7 dias com os 7 dias anteriores

Essa aqui é boa pra ver se a venda tá subindo ou descendo. Com a WINDOW, você faz uma comparação entre os últimos 7 dias e os 7 dias antes desses. Se o saldo for positivo, pode fazer um cafezinho e relaxar.

CALCULATE(
    SUM('Vendas'[Valor]),
    WINDOW(-7, 0, ALL('Vendas'[Data]))
) - 
CALCULATE(
    SUM('Vendas'[Valor]),
    WINDOW(-14, -7, ALL('Vendas'[Data]))
)

Exemplo 6: Pegar o valor máximo num intervalo

Imagina que você quer descobrir o dia que a venda foi a mais alta nos últimos 30 dias. Com a função WINDOW, você pode dar uma espiada nesse intervalo e pegar o maior valor.

MAXX(WINDOW(-30, 0, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 7: Contando o número de vendas num período

Quer saber quantas vendas foram feitas nos últimos 10 dias? Usa a WINDOW pra contar o número de registros nesse intervalo. Aí cê sabe se precisa dar um gás no marketing ou se tá na hora de abrir mais caixas.

COUNTROWS(WINDOW(-10, 0, ALL('Vendas'[Data])))

Exemplo 8: Média móvel de vendas

Pra aqueles que gostam de estatística, dá pra usar a WINDOW pra calcular uma média móvel. É como se cê estivesse sempre tirando a média dos últimos 7 dias, bem de boa.

AVERAGEX(WINDOW(-7, 0, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

Exemplo 9: Comparando dois períodos

Cê quer saber se as vendas do último trimestre foram melhores que o trimestre anterior? Com a WINDOW, dá pra separar esses dois períodos e comparar. Aí, se as vendas tão subindo, já pode pedir um aumento, uai!

CALCULATE(
    SUM('Vendas'[Valor]),
    WINDOW(-90, 0, ALL('Vendas'[Data]))
) - 
CALCULATE(
    SUM('Vendas'[Valor]),
    WINDOW(-180, -90, ALL('Vendas'[Data]))
)

Exemplo 10: Filtrando os melhores dias de venda do mês

Pra fechar, você pode usar a função WINDOW pra pegar só os dias de maior venda dentro de um mês específico. Isso ajuda a planejar qual o melhor dia pra lançar promoção ou até pra aumentar o estoque.

MAXX(WINDOW(1, 30, ALL('Vendas'[Data])), 'Vendas'[Valor])

E aí tá, sô! Agora cê já tá manjando da WINDOW no Power BI. Essa função é mais útil que colher de pau pra mexer angu, e com esses exemplos, você vai mandar bem nas análises de vendas ou qualquer outro dado. Qualquer dúvida, só me chamar que a gente descomplica mais, igualzinho prosear na varanda com um cafézim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *