A função COLUMNSTATISTICS no Power BI é igual aquele amigo fofoqueiro da sua cidade: adora contar tudo o que acontece! Mas, ao invés de espalhar os detalhes da vida do pessoal, ela adora mostrar as estatísticas das colunas do seu dataset. Quer saber quantos valores únicos tem numa coluna? Se tem nulo? Qual o valor mínimo ou máximo? Ela te conta tudinho!

Imagina que você tá fazendo um bolo, e você tem os ingredientes espalhados pela cozinha. A COLUMNSTATISTICS é como aquela tia que chega e fala: “Olha, tem 5 ovos, mas só 3 estão bons. O açúcar acabou e a farinha tá empedrada, mas o leite tá fresquinho!” Tudo isso sem você nem pedir! Ou seja, ela te dá uma visão rápida do que tá rolando nas colunas do seu dataset.

Agora, bora ver uns exemplos pra ficar bem claro, uai!

Exemplos:

  1. Valor Mínimo: Coluna de Idades: A COLUMNSTATISTICS vai te dizer que a pessoa mais novinha da sua lista tem 18 anos. “Óh, novinho, tá na flor da idade!”
  2. Valor Máximo: Na mesma coluna de idades: o mais veterano da turma tem 70 anos. “Vixe, esse já pode contar muita história, hein?”
  3. Contagem de Valores Únicos: Suponha que você tenha uma coluna de nomes de cidades. Ela te diz que, apesar de ter 1000 linhas, só tem 15 cidades diferentes ali. “Nossa, o povo gosta de morar no mesmo lugar, hein?”
  4. Valores Nulos: A função também conta quantos valores nulos tem na coluna, ou seja, quantas vezes você esqueceu de preencher. É como aquela pessoa que te cutuca: “Ô, cê esqueceu de preencher aqui, aqui e aqui…”
  5. Contagem Total de Valores: Se sua coluna de vendas tem 1000 valores, ela vai te mostrar isso direto: “Tem mil valores aqui, pode conferir!”
  6. Distribuição de Frequência: Se tiver uma coluna de notas escolares, por exemplo, ela pode te dizer que 50 alunos tiraram 10, 30 tiraram 9 e por aí vai. “Opa, turma aplicada essa, hein?”
  7. Desvio Padrão: Para as colunas numéricas, a COLUMNSTATISTICS pode te dizer o desvio padrão, que é tipo saber o quanto a galera tá espalhada ou se todo mundo tá indo mais ou menos igual. “Ó, aqui tá todo mundo bem próximo, mas ali tem uns bem fora da curva!”
  8. Percentual de Ocorrência de um Valor: Se você quer saber quantas vezes determinado valor apareceu, ela te ajuda. Tipo: “Olha, o valor ‘Vendido’ apareceu 85% das vezes nessa coluna. Tá bombando!”
  9. Mediana: Suponha que você tem uma lista de preços de produtos. A COLUMNSTATISTICS vai te falar o preço que tá ali no meio de todo mundo. “O preço médio dos produtos é R$ 50, mas o mais comum mesmo tá em R$ 40.”
  10. Moda: Ah, e se você quiser saber qual o valor que mais aparece numa coluna? Ela te diz também! “O nome mais comum na sua lista de funcionários é João.”

Então, meu caro, a função COLUMNSTATISTICS é aquele recurso esperto que faz o trabalho pesado de analisar as colunas pra você, como se fosse a sua tia de confiança falando tudo o que tá rolando no dataset!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *