A função EXP
no Power BI é um trem que faz o número explodir exponencialmente, ou seja, ela devolve o valor de e (que é aquela constante esquisita que aparece nas aulas de matemática) elevado à potência do valor que você passar pra ela. Parece complicado, né? Mas não é tanto, não! Isso aí serve pra calcular crescimento, juros compostos, ou até pra fazer umas continhas mais avançadas, tipo prever um foguete indo pra lua!
Vamos ver 10 exemplos de uso da função EXP
no Power BI, daquele jeitinho mineiro com umas pitadinhas de comédia, pra ficar mais leve:
1. Crescimento simples de uma bolinha de pão de queijo:
EXP(2)
Esse aqui vai calcular o valor de e elevado a 2. Como quem diz: “Ô trem que cresce rápido, igual a massa de pão de queijo no forno!”
2. Juros compostos na padaria:
EXP(0.05)
Aqui estamos simulando um crescimento com uma taxa de 5%. Isso é tipo aquele pão de queijo que você comprou por R$ 1,00 no mês passado e agora já tá R$ 1,05, sabe?
3. Crescimento exponencial da fila do mercado:
EXP(1)
A fila vai crescendo e você começa a ficar preocupado. Esse EXP(1)
calcula o valor de e, que é mais ou menos 2,718, ou seja, o dobro de gente na fila em menos tempo do que você esperava!
4. Progresso do projeto de reforma do trem:
EXP(-1)
Esse aqui é o caso inverso. A gente espera crescimento, mas ele encolhe! Tipo quando o pedreiro fala que vai terminar na sexta, mas a obra só anda pra trás…
5. Calculando o tempo de cozimento do frango:
EXP(3)
O frango na receita é pra assar por 1 hora, mas aqui no exemplo, cresce exponencialmente! Se não tomar cuidado, vai queimar e virar carvão antes do tempo!
6. Energia necessária pra acordar na segunda-feira:
EXP(0)
Esse exemplo vai retornar sempre 1. Porque na segunda de manhã, só um café bem forte mesmo pra te manter em pé. Não tem variação, não!
7. Previsão do crescimento da conta de luz:
EXP(0.07)
Esse aqui é pra prever o quanto a conta de luz vai crescer mês a mês. Sabe como é, sempre parece que tá aumentando exponencialmente!
8. Crescimento do seu conhecimento em Power BI:
EXP(0.1)
Aqui estamos vendo um crescimento, mas bem de leve, tipo aquele sentimento quando você vai aprendendo Power BI aos pouquinhos. No início é difícil, mas com o tempo você chega lá!
9. Calculando o estresse ao tentar debugar um DAX complicado:
EXP(5)
Esse aqui é pra quando você tá horas tentando entender por que sua medida tá errada e o estresse vai subindo de forma exponencial!
10. Aumento do número de fórmulas decoradas pro exame PL-300:
EXP(4)
Aqui você vai ver o número de fórmulas que precisa decorar para passar no exame crescendo exponencialmente, igual o desespero na véspera da prova!
E é isso aí, a função EXP
pode parecer meio complicada, mas na verdade ela só tá ajudando a calcular aquelas coisas que crescem, às vezes até rápido demais!