Uai, cê tá querendo saber sobre a função FORMAT no Power BI? Então vamo lá, vamo explicá isso no melhor estilo mineirinho, sô, que é pra ficar bem tranquilo de entender, com exemplos que vão te fazer dar umas risada!

Função FORMAT no Power BI é tipo aquele jeitinho que a gente arruma as coisas pra ficarem bunitinhas, entende? Sabe quando a gente ajeita a casa toda pra visita chegar, arruma o sofá, passa um cafezim, deixa tudo nos trinques? É isso que a FORMAT faz, só que com os números e os textos lá no Power BI. Ela pega as coisas brutas e fala: “Deixa eu dar uma caprichada pra isso aqui ficar chique, uai!”

Agora, bora pros exemplos, que é pra ficar mais claro que água de nascente:

  1. FORMAT([Vendas], “Currency”)
    “Ó, esse aqui é igual quando cê vai no mercadim e quer saber se o troco tá certo. Ela transforma aquele número feio tipo 2536 em R$ 2.536,00. Num é bão demais?”
  2. FORMAT([Data], “dd/MM/yyyy”)
    “Ah, o trem aqui é pra pegar uma data que tava tudo embaralhado e ajeitar assim: 01/01/2024. Tipo quando cê acorda e sabe exatamente que dia é sem precisar perguntar pra ninguém!”
  3. FORMAT([Temperatura], “0.00”)
    “Esse aqui é igual receita de vó, sô! Cê precisa daquela precisão milimétrica: ‘Coloca aí 23,56 graus na medida exata’. A vó não aceita nada fora do ponto, igual a FORMAT.”
  4. FORMAT([Nome], “Upper”)
    “Aqui a função grita o nome pra todo mundo ouvir: ‘JOÃO!’. É pra ninguém ter dúvida de quem é o dono do pedaço.”
  5. FORMAT([Nome], “Lower”)
    “Já essa aqui fala baixinho, tipo quando cê quer falar o nome da pessoa, mas sem fazer barulho: ‘joão’. Assim, mais humilde, né?”
  6. FORMAT([Horas], “hh:mm:ss”)
    “Aqui cê sabe direitinho que hora que vai ser o café da tarde, na hora exata: ’15:30:00′. Nem adianta chegar mais cedo que o pão de queijo ainda tá no forno!”
  7. FORMAT([Porcentagem], “0%”)
    “Ó, esse aqui é pra quando cê quer saber a porcentagem da aprovação da receita do bolo de fubá: ‘85% das pessoas amaram’. Isso é sucesso garantido no aniversário!”
  8. FORMAT([Decimal], “0.000”)
    “Igual conta de padaria, sô. Preciso de três casas decimais: ‘3,141’. É pra garantir que a cachaça que cê comprou tá na graduação certa!”
  9. FORMAT([Distância], “0 Km”)
    “Esse aqui é quando cê quer saber quantos km tem até a casa da comadre: ’35 Km’. É só preparar o carro e vamo simbora!”
  10. FORMAT([Valor], “0,0”)
    “Esse é pra quem gosta de ver as coisas organizadas, tipo ‘5,3 milhões’. Aí cê já começa a pensar que vai comprar umas terrinha pro lado de Minas.”

Viu só? A função FORMAT é aquele toque especial, quase uma pitada de sal no frango com quiabo, que faz tudo ficar no ponto certo, organizado e fácil de entender. Com ela, seu relatório no Power BI fica ajeitadim, do jeito que o mineiro gosta: bão e simples!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *