Ô trem bão é quando a gente mexe com horário, né? E no Power BI, a função TIME faz justamente isso: pega horas, minutos e segundos e monta um horário pra você. Tipo, vai pegando as pecinhas e juntando tudo, como se fosse um lego de tempo. Aí, cê pode usar pra criar uma coluna com o horário que cê quiser!

A sintaxe é bem simples, ó:

TIME(hora, minuto, segundo)

Ela espera três valores inteirinhos: a hora (entre 0 e 23), o minuto (de 0 a 59) e o segundo (de 0 a 59 também). Ah, e se passar coisa errada, tipo 65 minutos, ela corrige sozinha, igual quando a gente vai botar o café pra esquentar e ele derrama, mas a gente ajeita rapidim!

Agora, simbora pros exemplos, que é aí que a coisa fica divertida!

Exemplo 1: Marcando o início do expediente

TIME(8, 30, 0)

Esse aqui é o clássico: “8h30 da manhã”. É a hora que a gente chega no trabalho todo faceiro, mas só de corpo presente, né? A mente ainda tá no café.

Exemplo 2: Hora de tomar o cafézinho

TIME(10, 15, 0)

Aqui, já são 10h15. O estômago começa a gritar que precisa de um pão de queijo. A função TIME monta esse horário bonitinho pra você, mostrando que já é hora de ir na padaria!

Exemplo 3: Hora do almoço

TIME(12, 0, 0)

Chegou meio-dia! Esse é sagrado, né? A função TIME aqui coloca aquele relógio pra tocar, lembrando que é hora de correr pro restaurante pra garantir o PF.

Exemplo 4: O horário da soneca

TIME(14, 30, 0)

Sabe aquele momento crítico? 14h30. Aquela hora que cê já almoçou e tá lutando contra o sono no escritório, rezando pra hora passar. Mas a TIME tá firme, marcando o tempo pra você!

Exemplo 5: Saindo do trabalho (finalmente!)

TIME(17, 45, 0)

Ahh, 17h45, tá quase na hora de picar o ponto! A função TIME organiza isso bonitinho, só esperando dar 18h pra você voar pra casa.

Exemplo 6: Madrugada adentro

TIME(23, 59, 59)

Aqui é pra quem vai até a última segunda! 23h59 e 59 segundos, o último fôlego do dia. Pra quem gosta de viver no limite, né?

Exemplo 7: Hora zerada!

TIME(0, 0, 0)

Meia-noite em ponto. O dia acabou, mas a função TIME não para. Aqui ela marca o recomeço do dia, pra você já pensar nas próximas batalhas de amanhã.

Exemplo 8: Não pode perder o trem!

TIME(5, 45, 0)

Esse é pra quem acorda cedo pra pegar o trem das 5h45. Função TIME vai te ajudar a lembrar que cê tem que sair correndo pra estação!

Exemplo 9: O truque dos minutos a mais

TIME(9, 65, 0)

Aqui, a graça é que cê coloca um minuto “errado”, tipo 65. A função TIME é espertinha e transforma isso em 10h05. Ela já ajusta automaticamente. Mais esperta que muita gente!

Exemplo 10: De hora errada pra hora certa

TIME(25, 0, 0)

Se você tentar passar uma hora que não existe, tipo 25h, a função TIME vai fazer um “ajuste”, e transformar isso em 1h da manhã do dia seguinte. Quem nunca fez confusão assim?

Viu só como é fácil? A função TIME é tipo aquele amigo que sempre sabe que hora que o trem vai passar na estação, e ainda ajusta seus atrasos! E aí, bora mexer com horário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *