Ah, o AVERAGE… Essa fórmula é mais tranquila que final de tarde na roça, uai! Ela é simples, mas eficiente. Enquanto o SUMX é aquele que faz conta em cada linha e só depois junta tudo, o AVERAGE é mais sossegado: ele simplesmente pega um monte de número e fala assim: “Vou ver qual é a média disso aqui.” É o “pés no chão” das fórmulas DAX, uai!

O que é o AVERAGE?

O AVERAGE é a função DAX que calcula a média aritmética de uma coluna de valores. Sabe aquela soma toda dividida pelo número de elementos? Pois é, isso mesmo. A fórmula é assim:

AVERAGE(Coluna)
  • Coluna: É a coluna de números que você quer calcular a média.

Agora, imagina um grupo de amigos jogando truco. Se um joga as cartas com tudo, outro vai devagar e o outro quase nem joga, a média da mão de truco vai sair bem ponderada. Esse é o AVERAGE: pega tudo e acha um ponto no meio, onde todo mundo fica mais ou menos satisfeito.

Bora pros exemplos, que é assim que a gente aprende, uai!


Exemplo 1: Média de Vendas

Imagina que você tem uma tabela de vendas e quer saber a média de vendas de um período. O AVERAGE resolve fácil:

AVERAGE(Vendas[Valor])

Tradução mineira:
“Ele vai pegar todos os valores de vendas, somar e dividir pela quantidade de vendas, te dando aquela média esperta. Pra saber se o trem tá bom ou se precisa melhorar.”


Exemplo 2: Média de Quantidade Vendida

Agora, você quer saber a média da quantidade de produtos vendidos por venda:

AVERAGE(Vendas[Quantidade])

Tradução mineira:
“Vai pegar o tanto de produtos que você vendeu em cada transação, fazer a soma e dividir pelo número de vendas. Assim você sabe quantos trem você tá vendendo por vez.”


Exemplo 3: Média de Avaliação de Clientes

Imagina que você tem uma tabela de avaliações de clientes, e quer saber a média das notas que eles deram pra sua empresa:

AVERAGE(Avaliacoes[Nota])

Tradução mineira:
“Cada cliente deu uma nota, né? O AVERAGE vai ver a média das notas, pra você saber se tá agradando ou se tá faltando um cafezinho pra melhorar a opinião da turma.”


Exemplo 4: Média de Dias Trabalhados

Se você tem uma tabela com a quantidade de dias trabalhados por funcionário, pode calcular a média de dias trabalhados:

AVERAGE(Funcionarios[DiasTrabalhados])

Tradução mineira:
“Ele vai pegar quantos dias cada funcionário trabalhou, somar tudo e dividir pelo número de funcionários. Assim você vê se a turma tá pegando no batente ou se tão ‘enrolando’.”


Exemplo 5: Média de Custos por Produto

Agora, digamos que você quer saber a média de custo dos seus produtos:

AVERAGE(Produtos[Custo])

Tradução mineira:
“Cada produto tem um custo diferente. O AVERAGE vai pegar esses custos, fazer a soma e dividir pelo número de produtos, te mostrando a média dos custos.”


Exemplo 6: Média de Salário dos Funcionários

Quer saber a média salarial da sua equipe? O AVERAGE faz o serviço:

AVERAGE(Funcionarios[Salario])

Tradução mineira:
“Vai pegar o salário de cada funcionário, somar e dividir pelo número total de funcionários. Assim você sabe se tá pagando bem ou se o povo anda só comendo marmitex.”


Exemplo 7: Média de Preço de Venda

Agora, você quer calcular a média de preço de venda dos seus produtos:

AVERAGE(Vendas[Preco])

Tradução mineira:
“Pra cada produto vendido, ele vai pegar o preço, somar e dividir pela quantidade de vendas. Isso te mostra se o preço tá na média ou se você tá vendendo caro demais.”


Exemplo 8: Média de Idade dos Clientes

Imagina que você tem uma tabela de clientes com a idade de cada um e quer saber a média de idade:

AVERAGE(Clientes[Idade])

Tradução mineira:
“Pra cada cliente, ele vai pegar a idade, somar tudo e dividir pelo número de clientes. Aí você descobre se seu público é mais novinho ou se é o pessoal mais experiente.”


Exemplo 9: Média de Lucro por Venda

Se você quiser calcular a média de lucro por venda, usa o AVERAGE assim:

AVERAGE(Vendas[Lucro])

Tradução mineira:
“Cada venda tem um lucro, né? O AVERAGE vai pegar esses lucros, somar tudo e dividir pelo número de vendas, mostrando o lucro médio.”


Exemplo 10: Média de Distância Percorrida

Pra fechar, imagina que você tem uma tabela de viagens e quer saber a média de distância percorrida por viagem:

AVERAGE(Viagens[Distancia])

Tradução mineira:
“Cada viagem tem uma distância, uai! O AVERAGE vai pegar todas as distâncias, somar e dividir pelo número de viagens. Aí você vê se tá viajando longe demais ou só ali na esquina.”


Resumo da Ópera

O AVERAGE é aquele amigo mineiro que gosta de equilíbrio. Ele não vai aos extremos, não! Ele pega tudo, coloca na balança, e acha o meio termo. Enquanto outros tão correndo atrás de somas, multiplicações e coisas mais complicadas, o AVERAGE é simples e direto: “Moço, vamo calcular a média aqui, vê como as coisas tão indo.”

Pra quem precisa entender tendências ou comportamentos, o AVERAGE é um baita companheiro. Ele pega tudo, dá aquela ajeitada no meio do caminho e entrega um número que representa bem o que tá acontecendo no geral.

Agora que você já conhece o AVERAGE, usa ele aí nas suas fórmulas e vê como é bom ter um resultado balanceado, nem muito, nem pouco. Tudibão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *